19 de dezembro de 2012

SALVE SALVE MESTRE (Mestre Gato Preto)

Mestre Meinha, Mestre Jeová, Mestre Gato Preto, Mestre Pedro Feitosa e Mestre Cupim Liberdade 
(Acervo do Mestre Pedro Feitosa)



"José Gabriel Góes nasceu em Santo Amaro da Purificação, a 19 de março de 1929. Começou na Capoeira aos oito anos de idade, e nunca se formou em Capoeira, por convicção. "A capoeira nunca pára", diz ele. Sempre foi um excelente capoeira, dono de agilidade incomum. Conviveu com grandes expoentes da Capoeira. Desde 1966, quando integrou a delegação brasileira no Premier Festival International des Arts Nègres, em Dakar (Senegal), tornou-se um embaixador itinerante da Capoeira, tendo visitado muitos países e transmitido seus conhecimentos. Foi consagrado em algumas obras de Jorge Amado. Um dos mais requisitados tocadores de berimbau de toda a Bahia, Mestre Gato Preto é uma das figuras mais queridas no universo da Capoeira, graças à grandeza de seu caráter. " (www.capoeiradobrasil.com.br) 





      Se perguntar para os Capoeiras mais jovens que foi o José Gabriel Góes poucos saberão responder. Invertendo-se o jogo, e perguntando aos velhos e jovens mestres quem foi Gato Preto, será quase uníssona a resposta: um dos maiores angoleiros da Bahia.






    Mestre Gato Preto participou da excursão que os Mestres Pastinha, João Grande, Camafeu de Oxossi e Roberto Satanás fizeram à Dakar, na década de 1960. Foram, na ocasião, representar na África a Capoeira Angola do Brasil. Mestre Gato Preto sempre foi exímio tocador de berimbau. Tanto é que recebeu dos mestres baianos o apelido carinhoso de O Berimbau de Ouro da Bahia.

Formatura do Mestre Meinha em 1.999
(Acervo do Mestre Meinha)

Na década dos 80 Mestre Gato vem para São Paulo, por onde fica até 1984. Aprenderam capoeira com ele os mestres Pedro Feitosa (Sorocaba), Zé Baiano (Caraguatatuba), Pingüim (São Paulo), Prego (São José dos Campos), Meinha (São Paulo). Além de outros que não seguiram sendo seus discípulos, mas aprenderam com ele também, como é o caso do Contramestre Plínio do grupo Angoleiro Sim Sinhô da capital paulista.

Também no Rio de Janeiro Mestre Gato deixou sua linhagem semeada, como por exemplo o Mestre Marrom (Copaleme, RJ) e Formiga (Associação Ilê de Capoeira Angola, Niterói, RJ), que herdou a linhagem pelas mãos do Mestre Zé Baiano. (www.capoeira.jex.com.br)


Nenhum comentário:

Postar um comentário